Samhain
Samhain ( lê-se sou-ein) é um dos grandes sabbáts, se não o maior deles. Festejado em 31 de outubro no hemisfério norte e primeiro de maio no hemisfério sul, ocorre portanto no pico do outono, quando o frio começa a crescer. Para os antigos celtas esse dia sagrado dividia o ano em duas estações: inverno e verão.
Espiritualmente, significa o tempo em que o contato com ancestrais torna-se mais fácil, pois a linha entre os planos se torna mais sutil.
Para os povos europeus antigos como os celtas e escoceses, era o momento da última colheita, do sacrifício dos animais mais frágeis, que não suportariam passar pelo inverno, mas serviriam de estoque de carne.
Nessa data festiva ancestral era ( e ainda é) realizadas muitas tradições, como jogos adivinhatórios e talvez a mais famosa prática: o halloween, com as máscara de abobora, cujo objetivo é espantar os maus espíritos e a brincadeira de se vestir com trajes típicos e ir de casa em casa, sendo presenteados (nos tempos ancestrais eram os adultos que assim o faziam).
É característica também cultuar os ancestrais, com ceia, deixando um lugar a mesa vazio, colocar velas nas janelas para iluminar o caminho dos espíritos e colocar comidas nas portas de casa como oferenda aos mortos.
Em muitos lugares da Europa, essas tradições permanecem vivas, além de estarem vivas também nas comunidades pagãs como wicca por exemplo. Mesmo em países predominantemente cristãos como os EUA e cada vez mais no Brasil, a influência do halloween é grande.
Nesta festa, toda a família ou grupo se reúne para reverenciar os que já partiram. É uma festa bonita, com uma bela mensagem e muito divertida.
www.casadobruxo.com.br/textos/samhain.htm